sexta-feira, 30 de agosto de 2013


O rio Capibaribe é o referencial paisagístico mais significativo do Recife e contraditoriamente o mais negado ao longo de sua história recente. Desde o bairro da Várzea onde inicia o trecho urbano até o encontro com o Oceano Atlântico, percebe-se o desenvolvimento disforme dos bairros que o margeiam. Isto gera o desenvolvimento de uma margem em contraponto à deterioração da outra, tendo como principal fator a ausência de pontes nos respectivos trechos. Na margem correspondente ao bairros de Monsenhor Fabrício, Cordeiro e Torre temos uma baixa densidade com ocupações rarefeitas onde se desenvolvem depósitos de lixo ou campo de futebol, salientando também a existência de pocilgas.

Eduardo Campos lança projeto que torna o Rio Capibaribe navegável.


O governador Eduardo Campos deu o pontapé inicial no projeto que vai garantir aos recifenses um corredor de transporte fluvial. Eduardo assinou o edital de licitação para a dragagem do Rio Capibaribe na última quarta-feira. A iniciativa, que faz parte do programa “Rios da Gente”, totaliza um investimento de R$ 289 milhões e vai ter capacidade para transportar 335 mil passageiros por mês.

População Ribeirinha


     As populações ribeirinhas, são povos que vivem nas beiras dos rios e geralmente são extremamente pobres e sofrem com a poluição dos rios (esgoto) e com o assoreamento e a erosão. A comunidade ribeirinha do Recife vive em casas de palafitas. As atividades desempenhadas o artesanato e a agricultura sabendo que a maioria das culturas e criações de animais são complementares a alimentação como caça, pesca e algum extrativismo vegetal.

Poluição

Nesse vídeo (Vídeo aqui) mostra a mudança repentina do Rio Capibaribe em relação à poluição.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Poluição no Rio Capibaribe

  O esgoto doméstico é jogado diretamente no rio sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças.                       

    Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Impactos Industriais



O impacto ambiental das atividades industriais urbanas é de intensidade variada. Uma boa parte dos impactos dependem de obras de infra-estrutura e de saneamento. Processos de planejamento e crescimento urbanos cumprem um papel determinante em muitos casos. Existe uma grande quantidade de normas, leis e regulamentos sobre esse tema. As atividades industrial-urbanas atingem o meio ambiente e principalmente os rios, que sofrem muito com isso. 
O petróleo é um produto natural, original da transformação de materiais orgânicos, existe apenas em grandes profundidades e ás vezes ele vaza e suja os mares e rios. O contato com o petróleo cru causa efeitos muito graves principalmente em plantas e animais. O óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plancton e os pequenos crustáceos, algas e etc. O petróleo mata as plantas, recobre as raízes impedindo a nutrição e também a baixa velocidade das águas dificulta a limpeza. 
Os impactos produzidos pelo óleo na água sao marcas deixadas por vinte anos ou mais e a recuperação é sempre muito longa e difícil, mesmo com a ajuda dos cidadãos.