O impacto ambiental das atividades industriais urbanas é de intensidade variada. Uma boa parte dos impactos dependem de obras de infra-estrutura e de saneamento. Processos de planejamento e crescimento urbanos cumprem um papel determinante em muitos casos. Existe uma grande quantidade de normas, leis e regulamentos sobre esse tema. As atividades industrial-urbanas atingem o meio ambiente e principalmente os rios, que sofrem muito com isso.
O petróleo é um produto natural, original da transformação de materiais orgânicos, existe apenas em grandes profundidades e ás vezes ele vaza e suja os mares e rios. O contato com o petróleo cru causa efeitos muito graves principalmente em plantas e animais. O óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plancton e os pequenos crustáceos, algas e etc. O petróleo mata as plantas, recobre as raízes impedindo a nutrição e também a baixa velocidade das águas dificulta a limpeza.
Os impactos produzidos pelo óleo na água sao marcas deixadas por vinte anos ou mais e a recuperação é sempre muito longa e difícil, mesmo com a ajuda dos cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário